sexta-feira, 13 de junho de 2008

III Fórum Humanista Brasileiro (FHB)

Pela Construção da Não-Violência Ativa

Em 22, 23 e 24 de Agosto de 2008, em Curitiba, será realizado o III Fórum Humanista Brasileiro, "Pela Construção da Não-Violência Ativa".

Estarão reunidas pessoas, instituições, organizações sociais, políticas e culturais que queiram trabalhar para construir metodologias e propostas de ações que caminhem na direção de uma profunda mudança pessoal e social simultâneas, tendo como base os preceitos humanistas de não-violência, não-discriminação e posicionamento do ser humano como valor central.

Há tempos declaramos que a construção de uma nova sociedade acontecerá quando esses temas de fundo sejam verdadeiramente considerados. A resolução dos conflitos pela forma repressiva ou igualmente violenta, além de não gerar resultados a curto prazo, com o tempo tendem a ampliar o problema. Isso se dá por ignorância, mecanicidade ou má-fé de grandes grupos que se beneficiam econômica e politicamente e exercem a manipulação para omitir e impor seus interesses. Quando os governos e os organismos internacionais tomarem a firme decisão de assumir que a não-violência ativa é a única saída para a grave situação que enfrentamos, e realmente estiverem de acordo que o progresso de alguns poucos termina no progresso de ninguém, essa sociedade que aspiramos poderá ser construída. Isso se dará, também, através da ação de grupos organizados que estejam dispostos a repensar todas as estruturas sociais e interpessoais e colocar em prática esse novo paradigma.

A atitude não-violenta gera referências que abrem o futuro, arejam as possibilidades e tiram os povos desse aparente circuito fechado de ação e reação ao qual muitos pensam estar submetidos. Portanto, para aqueles que acreditam nessa postura, torna-se cada vez mais necessário o intercâmbio constante sobre como é possível implementar essa forma de pensar, sentir e atuar no mundo.

O principal objetivo do III Fórum Humanista Brasileiro é ser um âmbito aberto para que todos os que queiram armar estratégias de não-violência ativa possam intercambiar sobre suas concretizações. Ao final, será elaborada uma compilação dessas sugestões, formando um amplo conjunto de propostas interconectadas que podem ser referência para futuras ações.

Além das mesas temáticas, haverá espaço para apresentação de exemplos históricos e contemporâneos de aplicação da metodologia da não-violência, além de oficinas de práticas de fortalecimento interno, essenciais para a superação da violência dentro de si. Porque a mudança melhorará as condições sociais, mas também é necessária uma busca no profundo de cada um para se conectar com os significados que têm impulsionado a evolução humana.

O FHB levará suas resoluções ao III Fórum Humanista Latino-americano - a se realizar em novembro na Argentina - para que, juntos, possamos organizar ações em toda América Latina, caminhando em direção à integração do nosso continente, promovendo o respeito entre as culturas, o repúdio a todo tipo de violência, a preservação da biodiversidade, a  recuperação dos recursos naturais e energéticos, a liberdade de circulação das pessoas e a liberdade de residência em toda a região. Também buscará propostas para resolver pacificamente os conflitos limítrofes históricos e avançar para o desarmamento progressivo e proporcional entre países da região.

Tal evolução não se dará espontaneamente, mas pela ação de todos que sabem de seu papel transformador no mundo e tomaram para si o destino da própria vida. Tal evolução acontecerá quando um número cada vez maior de pessoas não apenas levantar suas vozes para denunciar os valores anti-humanistas vigentes mas, em conjunto, orquestrarem uma suave melodia que anuncia a chegada de novos tempos verdadeiramente humanos.

Confira os sites do Fórum:

http://www.forumhumanistabrasileiro.org

http://www.forumbrasileiro2007.org.br

 

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Partido? Então cadastre-se para receber boletins virtuais por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta. * Deixe aqui suas opiniões e comentários.

 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org