quinta-feira, 29 de maio de 2008

Cartaz da Campanha contra o Escudo Espacial Europa

Cartaz da Campanha contra a instalação do Escudo Espacial Europa na Polônia e na Rep. Checa.

Informe PH - BA

Informe do PH realizado de Salvador (BA)
24 de maio de 2008
Ocorreu entre os dias 24 e 25 de maio de 2008 o Iº SEMINÁRIO DO PH em Salvador, com o objetivo de estruturar metas e ações para corroborar com o processo de homologação do PH.
Na oportunidade, contamos com a presença do Coordenador Geral do Conselho 92 – Marcos Avino -, que fomentou algumas discussões acerca do Documento Humanista, para que os novos participantes tivessem acesso a essa nova forma de ideologia implementada pelos ideais ativistas do MH idealizado por Silo.
Em outro momento do Seminário foram informados os passos necessários para conseguir a legalização do PH no Estado a partir do alcance da meta de 9.000 (nove mil assinaturas) prevista até agosto/2008, além da definição dos municípios de S. Sebastião do Passe, Camaçari, Irará e Mata de São João – Circunvizinhos da Capital para serem trabalhados nessa etapa de coleta de assinaturas.
Em continuidade aos trabalhos foi mantido um contato com representantes da Comissão Nacional a respeito da aliança PCB/PH porém, para a realidade da política baiana houveram direcionamentos nesta reunião de que para a Bahia talvez não fosse interessante manter a mesma linha da CPN (Comissão Provisória Nacional) visto que para a Bahia – segundo informações de militantes locais -. já estão sendo mantidos entendimentos com o PSTU e PSOL para participarem de chapas com o PCB.
Foi discutida a dificuldade de membros da Comissão Provisória da Bahia em adquirir o CD junto ao TRE local, quando funcionários daquele órgão alegam não fornecer tal informação para pessoas desautorizadas quando após ampla discussão foi sugerido pelo Marcos que seria enviado um expediente assinado pela CNP ao TRE Bahia para que o Órgão entenda que é uma iniciativa coerente e prevista na Legislação eleitoral. Para isso, foi protocolado no data de hoje, 28/05/2008, novo pedido contendo ofício, cópia do Estatuto do PH, citação do registro, com previsão de entrega do Cd pelo TRE-Ba em 08(oito) dias úteis.
Ficaram, nesta oportunidade, definidas como estratégias para coleta de assinatura os pontos a saber:
a)   Organizar a frente Humanista – EDUCAÇÃO PELA NÃO-VIOLENCIA NAS ESCOLAS, como forma de além de implementar o trabalho nas escolas;
b)   Encontros periódicos com lideranças locais e intermunicipais, ficando definido o próximo seminário para o dia 08/06/2008 das 08 h às 12 h no Centro Esportivo do Centro Educacional Recanto Verde, Bairro de Águas Claras, Salvador, Bahia.
Ficou definido que a o critério para a Bahia realizar o Fórum Humanista será de imediato quando se concluir o processo de coleta de assinaturas, previsto para agosto/2008.
BAHIA RUMO À HOMOLOGAÇÃO DO PH!!!!!
9.000 ASSINATURAS JÁ!!!
 Romero de Lima
Comissão Provisória Estadual /Ba
CONTATOS:
Romero de Lima: (71) 8836-8492 / (71) 8149-3987
Maurílio: (71) 8746-2518
Valdir: (71) 9121-3609

Informe PH - RJ

Ontem na primeira reunião da Coordenação de campanha Conjunta iniciamos a discussão de um nome para a campanha e temos já algumas datas importante agendadas:

7 de junho - Seminario Ampliado do PH com saudação dos comunistas
21 de Junho - Plenaria Conjunta aberta aos Militantes Humanistas e comunistas para discussão do programa de governo do RJ e propostas de formas de fazer nossa campanha política
Julho- dia a definir - Lançamento público de nossa campanha

Estamos com reuniões semanais- Quartas a noite- para Coordenação provisória  Conjunta de campanha

Europa diz não ao "escudo espacial"

  Declaração do Porta-voz Europeu apelando à solidariedade europeia com Jan Tamas e outros ativistas em greve de fome para denunciar à instalação de uma base radar dos EUA na República Checa.  

Jan Tamas (porta-voz do Movimento de Oposição às bases radar) e Jan Bednar com os meios de Comunicação Social em Praga, República Checa.   Tamanho do texto  + A  - A Apresentado como um sistema de defesa contra os possíveis ataques de mísseis iranianos, o projecto dos Estados Unidos NMD – sistema missilístico nacional, conhecido como "escudo espacial", é, na realidade, uma arma ofensiva e aponta à militarização e ao controlo do espaço. Como sustém Noam Chomsky, "a instalação por parte dos Estados Unidos de um sistema de defesa missilístico na Europa Oriental é praticamente uma declaração de guerra, um instrumento para o domínio global".

O projecto está rodeado de mistério com acordos secretos entre os Estados Unidos e diferentes países europeus, deixando de lado a opinião pública e os próprios parlamentos. A Europa não conseguiu dar uma resposta unitária, coerente e não violenta à política agressiva dos Estados Unidos e a sua inércia contribuiu para empurrar a Rússia, que se sente directamente ameaçada pelo projecto norte-americano, para o caminho do rearmamento, recreando uma atmosfera de "guerra fria".

Num momento de crise económica mundial, onde até o custo dos alimentos cresce incrivelmente e se privatiza perigosamente a educação e a saúde, é uma loucura gastar milhões de euros com a guerra e a produção de novas armas. Num momento tão difícil da história mundial, a Europa não deve apoiar nenhuma política que empurre o planeta para a catástrofe: aqui está em jogo a vida de milhões de pessoas. Está em jogo o próprio futuro da humanidade. Não podemos permitir aos nossos políticos que apoiem a absurda intenção dos Estados Unidos de transformar a Europa num teatro de uma possível guerra nuclear.

Justamente nestes dias, a Europa está a assistir com silencioso consenso à ocupação militar que os Estados Unidos estão a fazer na República Checa. Expressamos a nossa solidariedade com o humanista Jan Tamas que, na República Checa, começa uma greve de fome para pedir que seja respeitada a vontade de 70% da população e que o tema da instalação de uma base militar dos Estados Unidos em território checo seja decidido democraticamente através de um referendo.

Pedimos, portanto, a cada Governo e ao Parlamento Europeu que tomem uma posição clara e decidida, negando-se a apoiar o projecto do escudo espacial porque põe em perigo a paz e a coexistência dos nossos povos.

Não queremos novas bases militares de potências estrangeiras no território europeu nem a ampliação das que já existem. Queremos a eliminação de todos os arsenais nucleares.

 
Giorgio Schultze
Porta-voz Europeu do Novo Humanismo




NO RADAR: ONLINE PETITION
www.nenasili.cz

Vídeos dos Atos contro o Escudo Espacial Europa

Vídeos de alguns dos atos e dos militantes em greve de fome contra a instalação do Escudo Espacial na República Checa:
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Saiba mais sobre o que estamos lutando:
 

ansa.it - Ansalatina - REPÚBLICA TCHECA: APROVADO PROTOCOLO DE ...

O projeto norte-americano de escudo espacial compreende também a instalação de mísseis interceptadores na Polônia, para a defesa norte-americana contra Irã ...
www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/mundo/20080521195334657458.html -

O escudo defensivo dos EUA na Polônia e na República Tcheca ...

DW-WORLD: Merkel discute escudo defensivo dos EUA em visita à Polônia ... Especial. Europa e América Latina Dois extremos unidos e separados pela história, ...

GalizaCig / Actualidade - A Europa e Bush

Bush hostilizou a Rússia, quando o interesse da Europa é buscar fórmulas de ... Com um escudo espacial, os Estados Unidos poderão disparar e enfrentar ...
www.galizacig.com/actualidade/200106/correio_a_europa_e_bush.htm -
 

República Tcheca aprova protocolo de escudo espacial dos EUA ...

República Tcheca aprova protocolo de escudo espacial dos EUA ... parte do escudo espacial que os Estados Unidos planeja instalar na Europa. ...
www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/05/21/Mundo/Republica_Tcheca_aprova_protocolo.shtml -

BBCBrasil.com | Reporter BBC | Otan aprova proposta de escudo ...

Otan aprova proposta de escudo antimísseis dos EUA na Europa ... será nesta quinta-feira, na sessão especial dedicada à missão da Otan no Afeganistão. ...
www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080403_otaneuaxrussia_pu.shtml - 41k -

Folha Online - Mundo - Otan diz apoiar escudo antimísseis ...

Otan diz apoiar escudo antimísseis americano na Europa ... Especial. Leia o que já foi publicado sobre o escudo antimísseis americano ...
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u304416.shtml - 28k -

terça-feira, 27 de maio de 2008

Ato em em solidariedade às mulheres do MS

ATO DE SOLIDARIEDADE ÀS MULHERES
DO MATO GROSSO DO SUL!
 
No dia internacional da saúde das mulheres, um ato de protesto e solidariedade será realizado em frente ao
Tribunal de Justiça, em São Paulo, para lembrar que aborto é questão de saúde pública, não é caso de polícia!!
 
Venha defender a democracia: hoje são elas,
amanhã pode ser você!!

28 de maio, 15h, em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, na Praça da Sé s/n, ao ldao da OAB.

__,_._,___

Seminário do PH em Alagoas

Seminário do PH em Alagoas
 
DATA: 04/07/2008

HORÁRIO: 13 hs ÀS 18 hs

LOCAL: MINI AUDITORIO DO CAMPUS

UNIVERSITARIO DA UNCISAL.

RUA DR. JORGE DE LIMA 113 - TRAPICHE

DA BARRA – MACEIÓ/ AL

CONTATOS:

NADEJE (82) 88676470;

GEORGINA (82)99834436;

MAURICIO (82) 88647218

Carta dos Porta-vozes sobre a Campanha Mundial

Campanha mundial contra o projeto de "escudo espacial" e para o desarmamento proporcional e simultâneo.

O projeto de DMN dos Estados Unidos das Américas - seu sistema de defesa de mísseis nucleares - é um projecto muito complexo que envolve a produção de novas armas e E.U. a instalação de bases militares em diferentes partes do planeta. Em especial, na Europa, o primeiro passo é instalar um sistema de radar na República Checa, assim como uma base de interceptação de mísseis na Polônia.

É evidente que as reações dos governos da Rússia e da China recriam uma atmosfera de "guerra fria". As tensões internacionais estão aumentando e uma nova corrida armamentista (tanto convencionais e nucleares), foi reiniciada.

Ainda que o projeto da Administração Bush seja apresentado como uma defesa contra a ameaça dos mísseis do Irão ou da Coréia do Norte, nós o vemos como uma primeira arma de ataque para permitir aos E.U.A iniciar um ataque nuclear contra qualquer país do mundo. A instalação deste sistema é o primeiro passo para ganhar controle militar sobre o espaço. Tal como Noam Chomsky argumenta, "a instalação por parte dos Estados Unidos de um sistema de defesa antimísseis no Leste Europeu é praticamente uma declaração de guerra, um instrumento de dominação mundial."

Estamos solidários com os dois corajosos jovens humanistas Checos Jan Tamas e Jan Bednar, que desde 13 de maio de 2008 se encontram em greve da fome em Praga, para pedir que a vontade dos dois terços da população checo seja respeitada e que o assunto de instalar uma base militar dos E.U.A em território checo se submetta a um referendo, instrumento essencial de toda democracia real. Muitos outros estão se unindo a seu protesto em toda a Europa e em todo o mundo, através de jejuns, diversas ações de protesto e organizando ações comuns mais enérgicas

Num momento de crise mundial, em que milhões de seres humanos carecem da possibilidade de alimentar-se, é irresponsável gastar centenas de milhares de milhões de dólares com a guerra e com a produção de novas armas. É aberrador o aumento dos gastos militares nos últimos tempos, assim como o acordo da OTAN com os E.U.A no seu projeto belicista.


Em um momento tão difícil na história mundial, as pessoas comuns não apoiam nenhuma política que empurre o planeta para a catástrofe. Deve converter-se em tarefa de cada pessoa corajosa o fazer todo o possível para evitar uma possível guerra nuclear e, portanto, impedir ao Governo dos Estados Unidos das Américas o controle militar e nuclear sobre o espaço.


Além disso, parece-nos uma piada e uma grosseira manipulação por parte de grandes instituições financeiras, como o Banco Mundial, liberar várias centenas de milhões de dólares para estabilizar os preços dos alimentos, sabendo que esses montantes não constituem nem o 0,1 por cento dos gastos anuais mundiais para armamentos! É tempo para que todos os povos do mundo peçam com força para que esta vergonha se acabe e para que a produtividade e a criatividade da espécie humana sejam investidas em superar a dor eo sofrimento humano, em vez de produzir ganhos para uma minoria que agora pretende ter o total controle sobre o planeta.


Apelamos a cada um dos governos do planeta para que tomem uma posição clara e decidida, negando-se em apoiar o projeto do escudo espacial porque ameaça a paz e a convivência dos povos da nossa terra e porque ameaça até mesmo a própria sobrevivência da nossa espécie. Pedimos que cada governo do mundo expresse seu rechaço decidido à tentativa do governo dos E.U.A. de dominar todo o planeta e a humanidade inteira e que estes se ponham de acordo com um plano de desarmamento proporcional e simultânea entre os diferentes países do mundo.


Não queremos novas bases militares ou ampliação das já existentes, nem na Europa nem em outras partes do mundo. Queremos a eliminação de todos os arsenais nucleares, como um primeiro passo para o desarmamento total do nosso planeta.


É tempo de realizar o sonho milenário dos melhores dos nossos antepassados, é hora de ouvir as vozes dos bilhões de homens e mulheres da nossa terra: que as melhores aspirações dos seres humanos sejam realizadas e que, finalmente, a não-violência seja o comportamento dominante, e se faça a paz.

27 de maio de 2008

Giorgio Schultze, Itália
Europeu porta-voz do Novo Humanismo

Ivan Andrade, Moçambique
Porta-voz do Humanismo em África

Chris Wells, E.U.A.
Porta-voz do Novo Humanismo na América do Norte

Sudhir Gandotra, a Índia
Porta-voz do Novo Humanismo na Ásia-Pacífico

Tomas Hirsch
Porta-voz do Humanismo na América Latina


 
Como primeiro passo, convidamos todos os simpatizantes a assinar a petição on-line, que é encontrado em www.nonviolence.cz.
 
Até o momento existem cerca de 17 000 assinaturas de todos os países do mundo fora os da República Checa, e certamente nós podemos aumentar muito esse número se levantarmos esta questão como um dos aspectos prioritários em todas as partes do mundo.

Fotos do Operativo do PH na Parada GLBT em SP

Fotos do Operativo do PH na Parada GLBT em SP

Estávamos em 17 pessoas e iniciamos a atividade por volta das 10:30 até 15:00.

Dia de Mídia Ativista

 

 

1º Dia de
Mídia Ativista

:: dia 8 de junho a partir das 14hs ::

 
As propostas deste dia são fortalecer e inspirar iniciativas de mídias que promovam a difusão de toda informação que inspire o protagonismo e a organização de pessoas comuns através da não-violência.
 
Atualmente, vemos uma mídia que prioriza a banalidade e a secundariedade, manipulando toda população para o consumismo e o absurdo e gerando, assim, mais individualismo e violência. O Encontro de Mídia Ativista parte dessa necessidade, que hoje se faz urgente, de difundir inciativas que valorizem a vida e o ser humano.

Programação do dia
 
14hs - Exposição de vídeos, revistas, zines, etc / Recepção e introdução sobre mídia ativista
15hs - Oficinas: audio, audiovisual e mídia impressa
17hs - Bate-papos: sobre a distribuição das mídias
17:40hs - Conclusões gerais dos bate-papos / Apresentação da proposta da Rede de mídia Ativista / Organização do próximo Dia de Mídia Ativista
18:30hs - Fechamento com apresentações de vídeos, exposição e muito mais

 
Você sabia que 8 grupos econômicos controlam toda a mídia no Brasil?

 
Participe!
Seja a mídia!
Faça a mídia!

www.remativista.tk



.

__,_._,___

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Palestras do PH em Pernambuco

Fotos de duas palestras sobre a Não-violência realizadas na Universidade Funeso, em Olinda, PE, organizadas por Pablo Gonzalez e Fernanda Mendes , uma na parte da tarde e outra à noite. No total, participaram mais de 100 pessoas, e a universidade irá formar um núcleo de estudos da Não-violência, além de abrir suas portar para os encontros preparatórios dos Fóruns Brasileiro e Regional.
 
Enviaremos um informe completo da missão em breve, que tem tido muito bons resultados. A Fernanda também deu uma entrevista de 13 minutos na TV Pernambuco, que depois Pablo fará chegar a todos.

Fotos Seminário PH em Salvador

Neste fim de semana fizemos um Seminário do PH em Salvador (BA) com o objetivo de iniciar a arrecadação das assinaturas para a legalização do PH no Estado de Bahia. Participaram do seminário 25 pessoas. O temário do Seminário foi:
 
1) Documento Humanista
2) Cómo conseguir as assinaturas para a legalização do PH no Estado.
 
Segue o link das fotos do Seminário,

União das Nações Sul-americanas - UNASUL

Presidentes e representantes dos 12 países da América do Sul assinaram em Brasília, nesta sexta-feira, o tratado de criação da União das Nações Sul-americanas, a Unasul.

Entenda como o grupo surgiu e quais são seus principais objetivos.

O que é a Unasul?

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) reúne os doze países da América do Sul e visa aprofundar a integração da região.

Por suas riquezas naturais, a América do Sul é importante internacionalmente como um dos principais centros produtores de energia e de alimentos do planeta. Chile e Peru são ainda dois dos principais endereços da indústria mineradora no mundo.

Como a Unasul nasceu?

A iniciativa da criação de um órgão nos moldes da Unasul foi apresentada, oficialmente, numa reunião regional, em 2004, em Cusco, no Peru.

O projeto recebeu o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações), mas o nome foi modificado para Unasul durante a Primeira Reunião Energética da América do Sul, realizada no ano passado na Venezuela.

O nome Unasul --Unasur para os países de língua espanhola-- surgiu depois de críticas do presidente venezuelano Hugo Chávez ao que ele chamou de lentidão da integração.

Quais serão os principais objetivos deste novo organismo?

Os principais objetivos serão a coordenação política, econômica e social da região.

Com a Unasul, espera-se avançar na integração física, energética, de telecomunicações e ainda nas áreas de ciência e de educação, além da adoção de mecanismos financeiros conjuntos.

O que se define em Brasília?

A partir desta reunião, a Unasul passa a ter personalidade política própria e, na prática, passará a ser um organismo internacional.

Ou seja, não se limitará mais a um fórum de debates, mas incluirá a possibilidade de serem adotadas medidas conjuntas.

Os presidentes assinam esta formalização nesta sexta-feira, mas para que Unasul comece a funcionar como organismo internacional o texto ainda precisa ser ratificado pelos congressos de nove dos doze países.

O que mais é discutido em Brasília?

Os líderes regionais estão discutindo também a criação do Conselho de Defesa da América do Sul. A idéia foi apresentada oficialmente pelo Brasil, mas é rejeitada pela Colômbia.

A iniciativa ganhou força no início deste ano, depois da crise envolvendo Venezuela, Colômbia e Equador, provocada por uma ação militar colombiana contra as Farc em território equatoriano.

Além do Conselho, que outras bases internas da Unasul poderão surgir?

Existe o plano de criação do Parlamento único da Unasul, mas não há nenhuma expectativa de que a idéia seja colocada em prática em um futuro próximo.

A Unasul terá ainda uma secretaria permanente que deverá ser em Quito, no Equador.

Quais são os próximos passos?

No sistema de presidência temporária e rotativa, a próxima presidência caberia à Colômbia, que abriu mão do direito, que passará ao Chile.

Nos termos do Tratado, a Unasul terá como órgãos deliberativos um Conselho de Chefes de Estado e de Governo, um Conselho de Ministros de Relações Exteriores e um Conselho de Delegados.

Haverá reuniões anuais de chefes de Estado e de Governo e reuniões semestrais do Conselho de Ministros de Relações Exteriores
 
Saiba mais:
 

Dez mil mulheres estão sendo indiciadas por suspeita de aborto no MS

O estado de Mato Grosso do Sul vive um momento de grave violação dos direitos humanos perpetrada pelo Poder Público. Cerca de dez mil mulheres estão sendo indiciadas por suspeita de aborto em uma clínica de planejamento familiar localizada no centro de Campo Grande que funciona há vinte anos.

Apesar do aborto no país ser permitido apenas nos casos que oferecem risco de vida para as gestantes, má formação congênita grave do feto, ou por estupro, o Brasil é signatário de diversos tratados e acordos internacionais de proteção aos direitos humanos, nos quais assumiu junto com outros países o compromisso de reformar as leis que punem as mulheres que cometeram abortos, independentemente dos casos. Todavia, o artigo 128 do Código Penal de 1940 que criminaliza o aborto e herança ditatorial do Estado Novo, ainda permanece inalterado.

Saiba Mais: Direitos Sexuais e Reprodutivos: desafios para a cidadania | Carta aberta repudia indiciamento em massa | Boletim Mulheres em Pauta

Artigos relacionados: Aborto na América Latina | Fontes para consulta sobre a descriminalização do aborto | Dia latino americano pela Descriminalização do Aborto

sábado, 24 de maio de 2008

Coleta de Assinaturas Parada gay desse domingo em SP

Ajude a legalizar o Partido Humanista!!!!



Vamos coletar assinaturas na Parada Gay de SP nesse domingo (25/05) e estamos convocando pessoas que queiram ser voluntárias na Parada Gay.
Vamos nos encontrar em frente ao banco safra (esquina Av. Paulista com R. Augusta) a partir das 10h.

O PH defende:

    * Liberdade de opção sexual
    * União Civil de Homossexuais
    * A Não-Discriminaçã o
    * A Não-Violência Ativa

                                 CONTRA A HOMOFOBIA E PELA DIVERSIDADE!

O Partido Humanista defende a liberdade de opção sexual, união civil de homossexuais, a adoção  e a criação de leis que assegurem os direitos de cidadãos independentemente de sua orientação sexual.


Os Humanistas apoiam a Parada do Orgulho GLBT por lutar pela inserção e desenvolvimento de uma das minorias mais perseguidas pelo preconceito e levar como bandeira o fim da discriminação.


"Numa democracia real deve se dar às minorias as garantias que merecem sua representatividade, mas, além disso, deve-se colocar ao extremo toda medida que favoreça, na prática sua inserção e desenvolvimento. Hoje, as minorias perseguidas pela xenofobia e discriminação pedem, angustiadamente, seu reconhecimento e, nesse sentido é responsabildade dos humanistas elevar este tema ao nivel das discussões mais importantes encabeçando a luta em cada lugar, até vencer os neo-fascismos abertos e encobertos. Em sintese, lutar pelos direitos das minorias é lutar pelos direitos de todos os seres humanos" (retirado do Documento Humanista).


CONTRA A HOMOFOBIA E PELA A DIVERSIDADE!
DIRETÓRIO ESTADUAL PH-SP

quarta-feira, 21 de maio de 2008

II Semana Política


América Latina: Desafios e Perspectivas

O EVENTO

A Semana Política é uma iniciativa dos estudantes de Graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília, um empreendimento do Centro Acadêmico de Ciência Política (CAPOL), do Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (PET-Pol) e da Strategos Empresa Jr. de Consultoria Política em parceria com o Instituto de Ciência Política (IPOL).

Ela é um evento anual que consiste em um ciclo de palestras, debates e atividades culturais relacionados a temas considerados relevantes para a formação pessoal, acadêmica e profissional dos estudantes da Universidade de Brasília. Tem ainda como objetivo promover a integração entre a universidade e a comunidade, visando a diminuir o hiato existente entre ambos.

As atividades promovidas por esse evento contam com a participação de acadêmicos, grupos culturais, representantes da sociedade civil e profissionais de vários setores relacionados aos temas.

A II Semana Política, cujo tema será "América Latina: Desafios e Perspectivas" está prevista para ocorrer nos dias 27 a 30 de Maio de 2008.

A PROGRAMAÇÃO

Dia 27/05
(18h) Conferência de Abertura: Por que a América Latina?
Hélgio Henrique Casses Trindade – UFRGS

Dia 28/05
(8h30 – 10h) Mesa 1: Políticas Públicas para integração: limites e possibilidades
Henrique Castro - CEPPAC/UnB
Ministro João Solano Carneiro da Cunha - MRE


(10h30 – 12h) Mesa 2: O Parlamento do Mercosul e o futuro da integração
Iara Pietricovsky - INESC
Maria Claudia Drummond (IPOL/UnB).


(12h – 14h) Cinema Político: Filme: A revolução não será televisionada


(14h30h – 16h) Grupo de Trabalho: Sociedade civil, redes e transnacionalismo: o caminho para a consolidação democrática?
Marisa von Bülow – IPOL/UnB

Dia 29/05
(8h30 – 12h) Mesa 3: Raízes ibéricas e identidade latino-americana.
Gustavo Lins Ribeiro - DAN/UnB
Paulo César Nascimento - IPOL/ UnB
Yvonne Maggie - UFRJ
Benício Viero Schmidt - CEPPAC/UnB

(12h – 14h) Cinema Político - Filme: A radiografia de uma mentira

(14h30h – 16h) Grupo de Trabalho: Minorias
Paulo César Nascimento – IPOL/UnB

Dia 30/05
(8h30 – 10h) Mesa 4: Ditaduras na América Latina.
Maria Francisca Coelho—SOL/UnB
Francisco Teixeira da Silva—UERJ
Carlos Pio—IREL/UnB

(10h30 – 12h) Mesa 5: Reemergência do populismo.
Carlos Santander—UNIEURO
José Arbex Júnior—PUC-SP


(12h – 14h) Cinema Político - Filme:

(14h30h – 16h) Grupo de Trabalho: Mídia e democracia
Flávia Biroli – IPOL/UnB

(18h) Conferência de encerramento: A contribuição de Ciência Política para a América Latina.
Marcelo Cavarozzi - Universidad de San Martín (Argentina)


Inscrições Abertas
http://www.semanapolitica.com.br/
É necessária inscrição para recebimento dos certificados!

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL JUSTIÇA, AÇÕES AFIRMATIVAS E IGUALDADE DE DIREITOS

Dia 26 de maio de 09 às 18h.
Auditório do TRF 2 – Rua do Acre, 80 - 3º andar - Centro RJ

Programação

9:00 h Mesa de Abertura
André Fontes EMARF
Cláudio Luis Braga Dell'Orto –Vice-Presidente de Comunicação Social da AMB
Cláudio Montesso – Presidente da ANAMATRA

10:00 – JUSTIÇA, AÇÕES AFIRMATIVAS E IGUALDADE DE DIREITOS
Jacques D'adesqui – Coordenador Programa Sul Sul CLACSO

11:20 DISCRIMINAÇÃO E PROMOÇÃO DA IGUALDADE
Frei David Santos – Educafro
Coordenação: Dr. Benedito Gonçalves – Desembargador Federal

12:45 Almoço

14:00 AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES: O DEBATE CONSTITUCIONAL
Daniel Sarmento – Procurador da República
Adriano Pilati – Diretor de Departamento de Direito da PUC-Rio
Coordenação:Renato Ferreira - Advogado – Pesquisador LPP/UERJ

15:30 RAÇA e AÇÕES AFIRMATIVAS NOS EUA
Tanya Washington – Professora da Universidade da Geórgia
John Stanfield - Universidade de Indiana – Bloomington
Coordenador - Collin Crawford Professor da Universiade da Geórgia

17:00 A PROMOÇÃO AFIRMATIVA DOS DIREITOS
Augusto Werneck - Procurador do Estado
William Douglas – Juiz Federal
Humberto Adami - Advogado Presidente do IARA

Coordenação : Maria Margarida Pressburger – Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/RJ

18:30 Encerramento

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES:

http://www.trf2.gov.br/emarf/
Inscrição para os demais interessados do Rio de Janeiro: (21) 3261-8599


PARA VER ESSA E OUTRAS NOTICIAS ACESSE: WWW.POLITICASDACOR. NET

terça-feira, 20 de maio de 2008

Carta de Apoio de Noam Chomsky

Dois humanista da República Tcheca inciaram uma greve de fome em protesto à instalação do sistema de mísseis de defesa por parte dos Estados Unidos. Essa manifestação não violenta, tem sensibilizado pessoas no mundo todo. No link a seguir pode-se ler um pouco mais a respeito. Abaixo segue a carta recebida de Noam Chomsky.

http://www.nenasili.cz/es/1105_noam-chomsky-apoya-la-huelga-de-hambre-de-jan-tamas-y-jan-bednar

Gostaria de expressar meu forte apoio e grande admiração para os dois valentes humanista tchecos, Jan Tamas e Jan Bednar, que iniciaram uma greve de fome em protesto aos planos dos EUA de estender o sistema de "mísseis de defesa" na República Tcheca, mesmo sofrendo objeção da maioria da população. Ponho as palavras "mísseis de defesa" entre aspas, porque se sabe através dos analistas de estratégia de todos os bandos, que mesmo com todos os cuidados são armas ofensivas. Nas palavras da principal agencia de investigação afiliada ao Pentágono, a corporação Rand, este não é simplesmente um escudo, senão um facilitador de ação para os EUA. Respaldando o que é de público conhecimento o proeminente analista de estratégias Lawrence Kaplan escreve que "a defesa de mísseis tem a ver com a habilidade dos EUA exercer seu poder no estrangeiro. Não se trata de defesa. Se trata de ofensiva e é exatamente por isso que o precisamos".Também se sabe, pelos analistas dos Eua que se o sistema esta localizado no leste europeu, é potencialmente uma ameaça a força disuasória da Rússia, que reagirá, assim como ja começou a fazer, expandindo sua própria capacidade militar. Este desenvolvimento perfeitamente previsivel incrementaria significativamente a ameaça de uma guerra nuclear terminal. Por essas razões a honrável e valente ação de Jan Tamas e Jan Bednar poderão, espero, alentar a outros a garantir que se realize um referendum e que esses acontecimentos tão ameaçadores sejam finalizados.

N. Chomsky

REITORIA DA USP QUEBRA ACORDO DE DESOCUPAÇÃO DE 2007

Mensagem enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP - SINTUSP.
 
REITORIA DA USP QUEBRA ACORDO DE DESOCUPAÇÃO DE 2007
 
Reitoria nega participação de funcionários da USP em Congresso e descumpre com acordo de desocupação assinado em 2007.
 
 
Há um ano, estudantes ocuparam a Reitoria da Universidade de São Paulo em defesa da universidade pública, protestando contra os decretos do governador José Serra que feriam a já precária autonomia universitária e criavam a Secretaria de Ensino Superior, entre outros pontos. Os estudantes reivindicavam ainda democracia na universidade e melhorias de condição de estudo, desde mais moradia até construção de salas de aula e prédios adequados que substituíssem construções provisórias existentes há décadas.
 
Após 51 dias, a Ocupação da Reitoria culminou em retratação de parte dos decretos e um acordo assinado pela reitora Suely Vilela, em que se comprometia a uma série de itens. Dentre eles, estava a inserção no calendário oficial de uma semana de paralisação de atividades para a realização do 5º Congresso da USP, no qual participariam as três categorias universitárias, com objetivo de discutir a estatuinte da USP.
 
Passado um ano, a reitora ainda oscila em cumprir boa parte do acordo. Um dos itens descumpridos é a inviabilização do 5º Congresso através de uma tática simples: não emitiu a liberação de trabalhadores funcionários interessados em participar.
 
O argumento utilizado pela Reitoria foi o de que os diretores e chefes de cada unidade e setor decidirão sobre os funcionários de sua área. No entanto, em rápida pesquisa descobre-se que boa parte dos diretores e chefes de unidade não autorizam desde já a saída dos funcionários.
 
Apesar de delegar essa decisão arbitrariamente às unidades da universidade, a reitoria autorizou por conta própria a liberação de aulas para professores e estudantes, sem perdas salariais ou acadêmicas.
 
Ao não permitir a ida de funcionários para o Congresso, a reitoria o inviabiliza e descumpre o acordo de desocupação de 2007, firmado perante toda a sociedade, ratificando a denúncia feita por 51 dias pelos estudantes da Ocupação, que relutaram em aceitar qualquer proposta que não fosse assinada pela própria reitora, ainda assim temendo seu não cumprimento.
 
O 5º Congresso começaria nesta segunda-feira, 26 de maio. Terça-feira, de manhã, haveria a primeira plenária. Chamamos a sociedade a voltar os olhos para sua universidade.

Mensagem enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP - SINTUSP.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Seminário do PH em Salvador - Bahia

No próximo sábado 24 de maio, faremos um Seminário formativo e organizativo do PH. O seminário está organizado por pessoas do PH interessadas em conseguirmos as 8.000 assinaturas que necessitamos para legalizar o PH no Estado. Convidamos a todos os simpatizantes, aderentes e ativistas a participarem dele.

Em anexo segue o cartaz de convite para o seminário.

Pedido de Apoio a Greve de Fome dos Humanistas da Rep. Checa

Informe sobre a Campanha "Gerra das Galáxias"
 
Tami e Honza estão no sétimo dia de Greve de fome, por agora estão bem ainda que começaram a ter algumas moléstias, porem estão convencidos de continuar enquanto seu protesto não seja escutado.
 
Os meios de comunicação reagiram, em primeiro lugar, com uma campanha contra nós, degradando a campanha.
Ontém com um bom serviço na TV nacional. A sensação é que não sabem o que fazer agora.
 
Recebemos mensagens de apoio de todo o mundo, inclusive de Noam Chomsky:
 
Na Europa o protesto já começou em muitas cidades:
 
Muitos nos perguntam de que maneira podem apoiar. Pensamos que uma campanha tão grande, que se move para evitar o desastre nuclear, necessita do esforço e da criatividade de todos, necessita que se desenvolva no país de cada um e não só como apoio a República Checa.
 
Em todos os casos seria um apoio interessante se:
- todos os organismos e frentes enviem as cartas de protesto que estão circulando
- os Humanistas enviem um telegrama ao governo de seus países pedindo sua intervenção e que se posicionem  sobre  este tema.
- aumentam notávelmente o número de assinaturas online aqui:  www.nonviolence.cz
 
Também é muito útil receber fotos e informes das atividades eventuais que estão sendo realizadas, assim como mensagens de apoio de outras organizações e/ou de personalidades.
 
Estamos atualizando diariamentes as últimas  informações neste website: http://nenasili.cz/es
 
 
Indubitávelmente a campanha pelo desarmamento nuclear se desenvolverá amplamente nos próximos meses, mas se queremos "usar" o esforço dos nossos amigos, temos que fazê-lo nas próximas horas.


Informe para poneros al día sobre la campana contra la "guerra de las galaxias".

Tami y Honza están en el settimo día de huelga, por ahora etán bien aunque empiezan a tener algunas molestias, pero están convencidos de continuar mientras su protesta no sea escuchada.

Los medios de comunicación han reaccionado en primer lugar con una campana contra nosotros. Luego degradando la cosa. Ayer con un buen servicio en la TV nacional. La sensación es que no saben qué hacer ahora .

Recibimos mensajes de apoyo de todo el mundo. Interesante aquel de Chomsky.
http://www.nenasili.cz/es/1105_noam-chomsky-apoya-la-huelga-de-hambre-de-jan-tamas-y-jan-bednar
 
En Europa la protesta se ha iniciado en muchas ciudades.
http://www.nenasili.cz/es/1087_campaña-en-europa

Muchos nos preguntan de qué manera pueden apoyar. Piensamos que una campana tan grande, que se mueve para evitar el desastre nuclear, necesita del esfuerzo y la creatividad de todos, necesita que se desarrolle en el País de cada uno y no sólo como apoyo a la República checa.

En todos los casos sería un apoyo interesante si:
- todos Organismos y frentes mandan las cartas de protesta que han circulado
- los humanistas mandan un telegrama a su propio Gobierno pidiéndole su intervención y que se posicione sobre este tema.
- aumentan notablemente el número de las firmas online.  www.nonviolence.cz
Muy útil es también recibir informaciones breves con foto de eventuales actividades que se están realizando, mensajes de apoyo también por parte de otras organizaciones y personajes.

Siempre tratamos de tener al día las informaciones en el web: http://nenasili.cz/sp
 
Indudablemente la campana por el desarme nuclear se desarrollará ampliamente en los próximos meses, pero si queremos "usar" el esfuerzo de nuestros dos amigos, tenemos que hacerlo en las próximas horas.

Informe PH - SP - 18/05/2008

Informe: Os membros do "Diretório do PH SP. fizeram uma reunião ontem (18.05.2008 às 18:00 hs), apos ampla convocação a todos aqueles que estão interessados atuarem em grupo em prol da legalização do PH.

A pauta sugerida foi: Operativo para GLBT com propostas humanistas;

Eleições 2008 e uma conversa com PCB para tirar propostas em conjunto.

Conversações com o PCB e informes sobre o tema em nível nacional.

Reestruturação do DRSP em conjunto com alguns membros do DN (não é fusão) com realinhamento das atividades – encontros, operativos, seminário.

Uns dos temas tbm colocado foi da necessidade atuar como estrutura e não individualmente - UNIDADE com OBJETIVIDADE. Entendemos a dificuldade da maioria que não conseguem participar das reuniões, mas, sugestões pertinentes demonstra a sintonia dos membros DRSP - PH.

Convocação

Contamos com a participação de todos que estão interessados em atuar em conjunto no operativo de domingo dia 25 de maio de 2008. Nosso encontro se dará esquina da Rua Augusta com a Av Paulista – próximo ao Metro Consolação a partir das 10:00 hs. . Finalidade – levar as propostas do PH – coleta de assinaturas -

Fotos e Vídeos da Mesa Redonda de Apoio a Bolívia

Enviamos fotos da atividade de Apoio a Bolívia que realizamos no RJ dia 12 de maio, com a presença da consulesa da Bolívia, abaixo enviamos fotos e vídeos do eventos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
En el 12 de mayo hicimos una actividad en apoyo a Bolivia en Rio de Janeiro, con la presencia de la cónsul de Bolivia . Aqui envio los links para ver algunas fotos y videos en el youtube sobre el tema.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Vídeos youtube
01:31
MESA REDONDA SOBRE A INTEGRÃÇÃO LATINO-AMERICANA E A BOLIVIA ,
APRESENTAÇÃO DA MESA
 
01:11
CÔNSUL DA BOLIVIA: APRESENTAÇÃO.
 
02:10
MAROLY: O HUMANISMO
12-05-2008 ,RJ BRASIL
 
00:56
MAROLY: O HUMANISMO
 
02:32
MAROLY -MH- BOLIVIA E A INTEGRAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=9_W-d5oPJYk
 
 
01:13
CÔNSUL DA BOLIVIA:INTEGRAÇÃO DOS POVOS.
http://www.youtube.com/watch?v=r1E6S5sa0OY
 
01:22
CASSIA:INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO
 
00:37
 

Fórum de Mídia Livre - 14 e 15 de junho

 

Jornalistas, acadêmicos e ativistas pela democratização da comunicação divulgaram no início de abril manifesto em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação. O manifesto, resultado de reunião promovida em São Paulo em março, lança as bases para a organização do I Fórum de Mídia Livre.

Atenção: em decisão coletiva, os coordenadores mudaram a data do evento, passando da data anterior (17 e 18 de maio) para 14 e 15 de junho de 2008, no mesmo local.

O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de junho de 2008 na Escola de Comunicação da UFRJ e as inscrições estão abertas (clique aqui).

Manifesto da Mídia Livre (em construção)
Jornalistas, acadêmicos e ativistas pela democratização da comunicação divulgaram no início de abril de 2008 manifesto em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação. Resultado de reunião promovida em São Paulo em março do mesmo ano, o manifesto lança as bases para a organização do Fórum Mídia Livre. Confira a íntegra aqui.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

2º Acampamento de Formação para Militantes

Nos dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, estaremos realizando o segundo Acampamento de Formação em Caucaia, no estado de SP.
 
O acampamento será aberto a interessados em geral e é uma boa oportunidade para todos que têm interesse em conhecer mais sobre o Movimento, pois teremos alguns bate-papos, oficinas e seminários curtos de esclarecimento sobre o Humanismo e também com saraus, roda de violão, poesias, apresentações culturais, show de mágica, etc.
 
O ponto alto será no sábado, 18hs, onde estará passando o segundo vídeo das transmissões mensais de SILO, e o tema será sobre a Experiência.
 
Para esta primeira transmissão já estão confirmadas cerca de 140 pessoas, muitas de outras cidades e estados, e para o acampamento umas 30 pessoas, e vai rolar uma formação política-ideológica sobre o Humanismo.
Estaremos saindo sábado de manhã e retornando no domingo a tarde, e o ônibus saíra próximo do metrô Jabaquara.
 
Quem tiver carro pode ir direto ao local, neste link tem o mapa - http://www.parquecaucaia.org/mapa.asp
Quem estiver a pé, estamos alugando um ônibus para o dia, neste caso o custo será rateado.
 
Mais informações:
Confirmações com Natália
 
 
Saudações Revolucionárias!!!!

Próxima Reunião da Juventude Humanista de SP

A reunião é aberta para todos os conselhos de base e estaremos discutindo os seguintes temas.
 
- Organização do 2º Acampamento Humanista.
- Qual será nossa participação nas eleições municipais deste ano.
- Preparar Caravana de Mobilização para os fóruns em Curitiba e Buenos Aires.
- Apoio a campanha pela redução das tarifas de energia.
- Organização de grêmios estudantis em São Paulo.
- Elaborar o calendário de mobilizações e manifestações.
- Outros temas que surjam na própria reunião.
 
Reuniões da Juventude Humanista
Data: próximos sábados deste mês de Maio.
Horario: 18hs
Local: Jabaquara / SP.
Contatos: (11) 8202-2357 ou 9318-7781
 
Obs - Caso tenhamos pessoas de outras cidades ou estados,
podemos nos conectar virtualmente por chat via yahoomessenger
ou msn no mesmo dia, desde que avisados previamente.
 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org