quarta-feira, 24 de março de 2010

Organismos internacionais do Movimento Humanista realizam ato contra a invasão do Iraque a fazem a socialização do ato final da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Na semana do aniversário de 7 anos da invasão do Iraque, iniciada em 20 de março de 2003 por meio de uma aliança impulsionada entre os Estados Unidos da América e o Reino Unido e com a participação muitas outras nações, conhecida como " Coalizão", o Movimento Humanista – MH, por meio de seus organismos internacionais que atuam em Rio Grande do Sul/Brasil, realizaram em Porto Alegre um ato pela retirada imediata das tropas militares dos territórios ocupados e contra todos tipo de violência, em especial neste ato contra a violência de Estado. O evento ocorreu no dia 17 de março de 2010 as a partir das 19hs na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.  Além dessa temática ( violência de Estado) nesse encontro o Movimento realizou também ma socialização do processo e  as perspectivas de continuidade, da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência por meio de vários vídeos da viagem de volta ao mundo e do ato final realizado em 02 de janeiro 2010 no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas, aos pés das Cordilheiras dos Andes próximo da divisa da Argentina com o Chile.

A marcha reuniu milhões de pessoas, mais de 3000 organizações, em 400 cidades de 90 países. Percorreram cerca de 200.000 km em 93 dias. Promoveu marchas, entrevistas, encontro com governantes e personalidades, atividades diversas em um total de mais de mil eventos realizados ao redor do mundo. (www.marchamundial.org.br).


O Ato contou com a brilhante intervenção artística e de conscientização do Grupo  "
A cambada de teatro em ação direta Levanta FavelA...". 

O grupo realizou inteligente e bem humorada crítica sobre a violência de Estado e dos meios de comunicações sobre as pessoas e sobre os movimentos sociais, fazendo um referencia ao assassinato de integrante do Movimento dos Sem Terras, ocorrido em 2009 no interior do Estado de Rio Grande do Sul, disse Eduardo Freire Santana, que desempenhou a função de coordenador da Marcha Mundial em RS, do início à finalização da mesma em 02/01/2010. 


Eduardo também destacou a relação que existe entre esta violência institucional, de Estado no local: que se observa na baixa qualidade da educação e da saúde pública, como também na violência policial exercida contra os jovens, negros e pobres das periferias, contra os moradores de rua e a intenção de setores do Estado e dos meios de comunicação em criminalizar os Movimentos Sociais, com a violência dos "super" Estados do planeta que tentam impor um modelo econômico e cultural, que invadem terras estrangeiras ignorando a autonomia e o processo de desenvolvimentos dos povos. Por tudo isso, e muito mais, a objetivo da Marcha Mundial de Criar uma Consciência Planetária de Paz e de Não-Violência continuará enquanto existir guerras e violências em nossa sociedade, diz Eduardo Freire.


O evento contou com a presença de Eduardo Mancuso, assessor de assuntos internacionais da Prefeitura de Canoas/RS, representantes do Gabinete da Deputada Mariza Formolo, representantes do Partido Humanista Internacional, a Associação de Poetas de Porto Alegre o Centro Holistico Kamala entre outras organizações. 


Danielle Marques Dutra, participante de A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, um dos organismos internacionais do MH que impulsionou a Marcha Mundial, divulgou a campanha mundial: 10.000 voluntários (as) Multiplicadores(as)  da Não-Violência Ativa lançada em janeiro de 2010, em Punta Vacas, logo após o ato final da Marcha Mundial e terá seguimento até 21 de junho/2010. 


A Comunidade para o Desenvolvimento Humano realizar uma reunião no dia 28/03/10 às 16h no Parque Redenção (ao lado Monumento aos Expedicionários) e no mesmo local o organismo humanista estará realizando Oficinas de Educação para Não-Violência Ativa todos os sábados de abril das 11h00 ao 12h00 ( informações: eduhumanista@yahoo.com.br ou 51-92264317)


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Partido? Então cadastre-se para receber boletins virtuais por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta. * Deixe aqui suas opiniões e comentários.

 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org