segunda-feira, 29 de março de 2010

Traficantes de armas também simpatizam com as vítimas 



Pressenza Santiago, 25-03-2010
Dario Ergas 
Ultimamente os eventos me confundem. No ano passado eu pensava que Obama iria lutar a favor do desarmamento, do fim das guerras e promover uma política mundial sensata. Hoje, apesar de os jornais anunciarem que eles estão presta a fechar acordos para desnuclearização com a Rússia ou que o sistema de saúde norte-americano é um ícone para a igualdade no mundo, não acredito nisto!


Parece-me que são farsas dos meios de comunicação para nos manter dormindo, enquanto os poderosos continuam com seus planos de controle e dominação. 

Uma grande mentira é a base de todo o sistema social e os debates sobre os abusos de poder com que nos bombardeiam todos os dias são irrelevantes. Ainda não consigo encontrar ninguém para falar sobre o grande fracasso do sistema democrático, o grande fracasso do sistema econômico, da violência crescente nas relações interpessoais, da direção destrutiva que os atuais poderes, tanto econômicos quanto politicos, têm impresso ao futuro humano. 

Então, deixamos passar que as autoridades da Igreja têm dado espaço em seu próprio território, para a violência sexual e paraa pedofilia; deixamos que os bancos roubem o mundo através de um mecanismo que chama de “interesse”, tanto às populações, como às empresas e aos estados - e, se tiverem problemas, nós, os roubados, devemos salvá-los para que continuem roubando – deixamos passas a colossal corrida armamentista mundial, deixamos que os políticos de todas as cores manter esse sistema de valores em troca de um subsídio parlamentar. E assim por diante.

Qualquer perversão do sistema nos é apresentada como caso isolado de institucionalidade previdente. E, se formos claros? Como por exemplo: dizer que uma estrutura institucional baseada na violência e falsidade vai para o desastre global e que isto está além da reparação.

Aqui está um exemplo destes dias, em um país devastado pelo terremoto. Chile não está ainda no negócio de fabricação de armas, por isso procurou um nicho que é excelente, intermediação, compra e venda de armas. Os nossos governos para às vistas e paciência de todos os negociam, traficam armas, subornam e recebem propinas. Todo mundo está indo com seus filhos para cobrir suas feiras de armas e olhar para os brinquedos tecnológicos surpreendentes, enquanto os mercadores da morte seguem suas horríveis transações. Nós todos sabemos que, se até mesmo a justiça tem estado por trás dos generais que recebem comissões - envolvidos em assassinatos obscuros - uma parcela de nós prefere fechar os olhos e tratá-los como casos isolados. Até quando uma arma de guerra que se chama F22 percorre nossos céus fazemos nossos filhos dizerem: "Pai que lindo aviãozinho!!" Sim, filho e veja como são boas pessoas contribuindo com 5% dos bilhetes (da entrada na feira) para ajudar as pessoas vítimas dos terremotos. Elas são muito boas, meu filho, quando crescer eu espero que você seja como eles. 

Honestamente, você vê muita diferença entre as pessoas que mente e manipula sem vergonha e o homem sem coração que, protegido pelo desespero de outros, arrasou os supermercados de Conceição?

Acho que temos muito a refletir e muito que dialogar entre as pessoas comuns. Estamos nos tornando idiotas e os poderosos parecem saber. Precisamos formar grupos de reflexão sobre os acontecimentos atuais. Precisamos nos encontrar e com os outros, expressar o que nos acontece e transformá-lo em ação revolucionária. 

Hoje em dia é cada vez mais claro que não haverá uma revolução se não houver simultaneamente uma revolução interior, que, conectando-se com o significado mais profundo da vida, nos lançemos com a força para o mundo, para transformá-lo alegremente. 

Membro do Partido Humanista

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Partido? Então cadastre-se para receber boletins virtuais por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta. * Deixe aqui suas opiniões e comentários.

 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org