terça-feira, 30 de março de 2010

Greve dos Professores de SP e a reação descabida da PM

No mínimo controversa a ação da PM contra os professores durante o protesto - mais  um - na sexta passada. Os PM's partiram para cima dos professores com extrema violência, deixando vários feridos com estilhaços de bombas de efeito moral e pancadas de cassetete.

Mais de 15-20 mil professores reunidos nas imediações do Estádio do Morumbi tentando chegar até o Palácio do Governo. No caminho, centenas de policiais fortemente armados impedindo a passagem e prontos para dar porrada. Não deu outra.
Um número aparentemente pequeno de professores, se contarmos os 50 mil do último protesto... Ledo engano! Serra impediu que professores chegassem ao local com "blitzes" nas estradas próximas à São Paulo, retendo centenas de ônibus e tornando impossível a chegada de milhares de manifestantes ao Morumbi.

Na pancadaria que se seguiu - ou podemos chamar de espancamento coletivo - alguns PM's ficaram feridos enquanto tentavam espancar os professores, que revidaram com pedras.

O caráter repressivo do governo Serra é conhecido, famoso, dispensa comentários. O que suscitou mais comentários foi a presença de um indivíduo - alegadamente professor - que carrega uma PM ferida no colo.

Para a maioria dos presentes e dos que comentaram sobre o assunto no twitter, o rapaz de mochila e barba era um professor. Um professor que, apesar de ter seus companheiros espancados e colocando sua vida em perigo, socorreu uma policia militar que precisava de ajuda.

A foto acabou na capa do O Globo do sábado (27 de março) e foi chamada pelo portal do Luis Nassif de "Foto do Ano".

Mas, em nota em seu site, a PM informou que o rapaz era, na verdade, policial!
Policial é socorrida
Em manifestação de Professores.

Com relação à foto publicada na grande imprensa de uma policial sendo socorrida, a Polícia Militar esclarece que trata-se da Soldado Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi, que foi ferida com uma paulada no rosto e que está sendo socorrida por um policial militar a paisana.
A policial foi atendida no Hospital Albert Einsten medicada, liberada e passa bem.
A Polícia Militar agradece as manifestações de solidariedade.
O próprio Comandante Geral da PM, o Coronel Alvaro Batista Camilo confirma, em seu blog, que se tratava de policial à paisana.

A reação no tiwtter foi imediata, assim como a de alguns blogueiros.
Dito isso, se a PM disse isso e mentiu para retirar o simbolismo e a poesia da foto, isso é intolerável e se disse a verdade, i.e., colocou espiões na manifestação, além de intolerável, é obsceno, nojento e é uma mostra do perigo que é ter o inominável como presidente (imagine uma criatura destas comandado PF, FFAA e ABIN?).
Os primeiros questionamentos

@Bete_Davis: @politikaetc só queria saber pq tem policial à paisana numa manifestação por aumento salarial (justa) em plena democracia.

@Politikaetc: E mochilinha: http://bit.ly/bBVVqs RT @alexandreavelar Vc já viu algum policial MILITAR de barba? hahaha

@Politikaetc: RT @tuliovianna Como assim policial militar à paisana??? http://bit.ly/bu5tGS Ele se infiltra entre professores p/ detectar "subversivos"? 

 @aarles: @tuliovianna Mero policial à paisana não é, pois não pode ter barba na PM. Só bigode...

A principal hipótese

@tuliovianna: O cidadão estava de barba e mochilinha nas costas. Tá na cara que não é um mero policial à paisana. Estão usando P2 em manifestações?

@denisearcoverde: @aarles se for mesmo, isso me lembra aqueles olheiros da ditadura. Lamentável. 

@tuliovianna: Se o uso de P2 contra a criminalidade comum já é batante discutível (quais os limites?), em manifestações políticas é totalmente descabido. 



*Para deixar claro, sobre P2:  
Também conhecido como Serviço Reservado ou Velado, os policiais da P2 têm basicamente duas funções. Uma é levantar em campo informações para que o comando planeje ações policiais, como a prisão de criminosos, apreensão de drogas ou desocupação de uma área. Dessa forma, policiais à paisana sempre vão antes ao local para colher dados. A partir do relatório da P2, o comando planeja quantos policiais participarão da operação, qual o melhor horário para empreendê-la, quais equipamentos serão utilizados, entre outras decisões que farão com que a ocorrência seja executada com o mínimo de imprevistos. 
@tuliovianna: Ei, Ministério Público de SP, sou eu de novo! Explica aí: como é que é este negócio de usar P2 em manifestações políticas? Pode isso?

@tuliovianna: E pra quem não vê mal algum na existência de polícia secreta, vou citar só duas: Gestapo e DOI-CODI. Muito sério isso!
 
*Imagens do Massacre do Morumbi, como vem sendo chamado o episódio*

segunda-feira, 29 de março de 2010

Traficantes de armas também simpatizam com as vítimas 



Pressenza Santiago, 25-03-2010
Dario Ergas 
Ultimamente os eventos me confundem. No ano passado eu pensava que Obama iria lutar a favor do desarmamento, do fim das guerras e promover uma política mundial sensata. Hoje, apesar de os jornais anunciarem que eles estão presta a fechar acordos para desnuclearização com a Rússia ou que o sistema de saúde norte-americano é um ícone para a igualdade no mundo, não acredito nisto!


Parece-me que são farsas dos meios de comunicação para nos manter dormindo, enquanto os poderosos continuam com seus planos de controle e dominação. 

Uma grande mentira é a base de todo o sistema social e os debates sobre os abusos de poder com que nos bombardeiam todos os dias são irrelevantes. Ainda não consigo encontrar ninguém para falar sobre o grande fracasso do sistema democrático, o grande fracasso do sistema econômico, da violência crescente nas relações interpessoais, da direção destrutiva que os atuais poderes, tanto econômicos quanto politicos, têm impresso ao futuro humano. 

Então, deixamos passar que as autoridades da Igreja têm dado espaço em seu próprio território, para a violência sexual e paraa pedofilia; deixamos que os bancos roubem o mundo através de um mecanismo que chama de “interesse”, tanto às populações, como às empresas e aos estados - e, se tiverem problemas, nós, os roubados, devemos salvá-los para que continuem roubando – deixamos passas a colossal corrida armamentista mundial, deixamos que os políticos de todas as cores manter esse sistema de valores em troca de um subsídio parlamentar. E assim por diante.

Qualquer perversão do sistema nos é apresentada como caso isolado de institucionalidade previdente. E, se formos claros? Como por exemplo: dizer que uma estrutura institucional baseada na violência e falsidade vai para o desastre global e que isto está além da reparação.

Aqui está um exemplo destes dias, em um país devastado pelo terremoto. Chile não está ainda no negócio de fabricação de armas, por isso procurou um nicho que é excelente, intermediação, compra e venda de armas. Os nossos governos para às vistas e paciência de todos os negociam, traficam armas, subornam e recebem propinas. Todo mundo está indo com seus filhos para cobrir suas feiras de armas e olhar para os brinquedos tecnológicos surpreendentes, enquanto os mercadores da morte seguem suas horríveis transações. Nós todos sabemos que, se até mesmo a justiça tem estado por trás dos generais que recebem comissões - envolvidos em assassinatos obscuros - uma parcela de nós prefere fechar os olhos e tratá-los como casos isolados. Até quando uma arma de guerra que se chama F22 percorre nossos céus fazemos nossos filhos dizerem: "Pai que lindo aviãozinho!!" Sim, filho e veja como são boas pessoas contribuindo com 5% dos bilhetes (da entrada na feira) para ajudar as pessoas vítimas dos terremotos. Elas são muito boas, meu filho, quando crescer eu espero que você seja como eles. 

Honestamente, você vê muita diferença entre as pessoas que mente e manipula sem vergonha e o homem sem coração que, protegido pelo desespero de outros, arrasou os supermercados de Conceição?

Acho que temos muito a refletir e muito que dialogar entre as pessoas comuns. Estamos nos tornando idiotas e os poderosos parecem saber. Precisamos formar grupos de reflexão sobre os acontecimentos atuais. Precisamos nos encontrar e com os outros, expressar o que nos acontece e transformá-lo em ação revolucionária. 

Hoje em dia é cada vez mais claro que não haverá uma revolução se não houver simultaneamente uma revolução interior, que, conectando-se com o significado mais profundo da vida, nos lançemos com a força para o mundo, para transformá-lo alegremente. 

Membro do Partido Humanista

sexta-feira, 26 de março de 2010

Assembléia dos professores de SP

Hoje 26/03 às 15h haverá a assembléia dos professores estaduais de São Paulo, será em frente ao palacio do governo. Segundo a Apeoesp (sindicato dos professores) haverá cerca de 100 mil professores.

De acordo com o sindicato, o ato desta sexta-feira (19) teve 70 mil manifestantes presentes e 89% de paralisação da rede. A principal reivindicação dos profissionais é o reajuste de 34,3%, referente a perdas salariais.
 

__.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Organismos internacionais do Movimento Humanista realizam ato contra a invasão do Iraque a fazem a socialização do ato final da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Na semana do aniversário de 7 anos da invasão do Iraque, iniciada em 20 de março de 2003 por meio de uma aliança impulsionada entre os Estados Unidos da América e o Reino Unido e com a participação muitas outras nações, conhecida como " Coalizão", o Movimento Humanista – MH, por meio de seus organismos internacionais que atuam em Rio Grande do Sul/Brasil, realizaram em Porto Alegre um ato pela retirada imediata das tropas militares dos territórios ocupados e contra todos tipo de violência, em especial neste ato contra a violência de Estado. O evento ocorreu no dia 17 de março de 2010 as a partir das 19hs na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.  Além dessa temática ( violência de Estado) nesse encontro o Movimento realizou também ma socialização do processo e  as perspectivas de continuidade, da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência por meio de vários vídeos da viagem de volta ao mundo e do ato final realizado em 02 de janeiro 2010 no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas, aos pés das Cordilheiras dos Andes próximo da divisa da Argentina com o Chile.

A marcha reuniu milhões de pessoas, mais de 3000 organizações, em 400 cidades de 90 países. Percorreram cerca de 200.000 km em 93 dias. Promoveu marchas, entrevistas, encontro com governantes e personalidades, atividades diversas em um total de mais de mil eventos realizados ao redor do mundo. (www.marchamundial.org.br).


O Ato contou com a brilhante intervenção artística e de conscientização do Grupo  "
A cambada de teatro em ação direta Levanta FavelA...". 

O grupo realizou inteligente e bem humorada crítica sobre a violência de Estado e dos meios de comunicações sobre as pessoas e sobre os movimentos sociais, fazendo um referencia ao assassinato de integrante do Movimento dos Sem Terras, ocorrido em 2009 no interior do Estado de Rio Grande do Sul, disse Eduardo Freire Santana, que desempenhou a função de coordenador da Marcha Mundial em RS, do início à finalização da mesma em 02/01/2010. 


Eduardo também destacou a relação que existe entre esta violência institucional, de Estado no local: que se observa na baixa qualidade da educação e da saúde pública, como também na violência policial exercida contra os jovens, negros e pobres das periferias, contra os moradores de rua e a intenção de setores do Estado e dos meios de comunicação em criminalizar os Movimentos Sociais, com a violência dos "super" Estados do planeta que tentam impor um modelo econômico e cultural, que invadem terras estrangeiras ignorando a autonomia e o processo de desenvolvimentos dos povos. Por tudo isso, e muito mais, a objetivo da Marcha Mundial de Criar uma Consciência Planetária de Paz e de Não-Violência continuará enquanto existir guerras e violências em nossa sociedade, diz Eduardo Freire.


O evento contou com a presença de Eduardo Mancuso, assessor de assuntos internacionais da Prefeitura de Canoas/RS, representantes do Gabinete da Deputada Mariza Formolo, representantes do Partido Humanista Internacional, a Associação de Poetas de Porto Alegre o Centro Holistico Kamala entre outras organizações. 


Danielle Marques Dutra, participante de A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, um dos organismos internacionais do MH que impulsionou a Marcha Mundial, divulgou a campanha mundial: 10.000 voluntários (as) Multiplicadores(as)  da Não-Violência Ativa lançada em janeiro de 2010, em Punta Vacas, logo após o ato final da Marcha Mundial e terá seguimento até 21 de junho/2010. 


A Comunidade para o Desenvolvimento Humano realizar uma reunião no dia 28/03/10 às 16h no Parque Redenção (ao lado Monumento aos Expedicionários) e no mesmo local o organismo humanista estará realizando Oficinas de Educação para Não-Violência Ativa todos os sábados de abril das 11h00 ao 12h00 ( informações: eduhumanista@yahoo.com.br ou 51-92264317)


Desafios da democratização das comunicações no cenário pós Conferência Nacional de Comunicação

Plenária Estadual dia 27/03

9hs – Sindicato dos Engenheiros – São Paulo.

PARTICIPE!!!!

A 1º Conferência Nacional de Comunicação terminou no dia 17 de dezembro aprovando reivindicações históricas dos que lutam por mais democracia e pela efetivação do direito à comunicação.

Passada essa etapa, é preciso agora ampliar a mobilização para que as propostas aprovadas sejam debatidas com a sociedade e com o poder público, em busca de estratégias para transformá-las em políticas públicas.

Para isso, as entidades que participam da Comissão Paulista Pró-Conferência convocam para o dia 27 de março, às 9h, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, perto da Câmara Municipal de São Paulo), uma plenária estadual com a seguinte pauta:

1) Avaliação da Confecom

2) Definição de uma pauta política comum e campanhas prioritárias

3) Próximos passos e as perspectivas da luta pela democratização das comunicações - mecanismos para mantermos e ampliarmos a nossa articulação de entidades.

Convidamos todos e todas da sociedade civil não-empresarial e da sociedade civil empresarial progressista que participaram da etapa estadual e de todas as etapas municipais e regionais do estado de São Paulo e aquelas organizações com interesse no tema a comparecer e contribuir com o debate.

Ajude a divulgar e mobilizar!
Esperamos vocês por lá.

Saudações da Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação

quarta-feira, 17 de março de 2010

Plenária da Comissão Paulista de Comunicação

Os desafios da democratização das comunicações no cenário pós Conferência Nacional de Comunicação


Plenária Estadual dia 27/03
9hs – Sindicato dos Engenheiros – São Paulo.



PARTICIPE!!!!


A 1º Conferência Nacional de Comunicaçãoterminou no dia 17 de dezembro aprovando reivindicações históricas dosque lutam por mais democracia e pela efetivação do direito àcomunicação.

Passada essa etapa, é preciso agora ampliar amobilização para que as propostas aprovadas sejam debatidas com asociedade e com o poder público, em busca de estratégias para transformá-las em políticas públicas.
Para isso, as entidades que participam da Comissão Paulista Pró-Conferência convocam para o dia 27 de março,às 9h, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, perto da CâmaraMunicipal de São Paulo), uma plenária estadual com a seguinte pauta:

1) Avaliação da Confecom
2) Definição de uma pauta política comum e campanhas prioritárias
3) Próximos passos e as perspectivas da lutapela democratização das comunicações - mecanismos para mantermos eampliarmos a nossa articulação de entidades.
Convidamos todos e todas da sociedade civil não-empresarial e da sociedade civil empresarial progressista que participaram da etapa estadual e de todas as etapas municipais e regionais do estado de São Paulo e aquelas organizações com interesse no tema a comparecer e contribuir com o debate.

Ajude a divulgar e mobilizar! Confirme sua presença.
Esperamos vocês por lá.

Saudações da Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação

quarta-feira, 10 de março de 2010

Festa


Partido Humanista convida...

FESTA

i d e i a s e i d e a i s

comida bebida arte diversão e muito bate-papo
Sábado dia 13
A partir das 20hs
no EsPaÇo HuMaNiStA
Rua Albuquerque Lins 306
Metro Marechal

domingo, 7 de março de 2010

Ajuda a Haiti

En Republica Dominicana estamos trabajando para ayudar a Haiti, a traves de la Cruz Blanca Humanista Internacional. Te enviamos fotos de la campaña para llevarles Agua y Medicina. Estamos en eso, tal vez no ha sido con la rapidez que hubieramos deseado pero la carretera hacia Haiti desde dominicana estaba peligrosa.

En este momento esta todo mas calmado y se puede ir con menos riegos. De todas maneras nos estuvimos preparando. Tambien hemos recibido ayuda de humanistas de España y de Italia. Lo cual nos ha servido para activar las cosas y llegar a ellos mejor y lo mas pronto posible. Estamos esperando un cargamento de medicinas y estaremos alli.

Nos encontraremos con los humanistas de la Croix Blanche Humaniste de Haiti y con otros miembros del Movimiento humanista.

Todos estan trabajando intensamente, con niños huerfanos por este terremoto.Se necesitan tiendas de campaña porque muchos aun no tienen techo y en eso estamos.

Todos juntos podemos por Chile y por Haiti.

Maria Jose Frias
Cruz Blanca Humanista Internacional
Sede actual : Miguel M. Castillo y F. Basilis
Jarabacoa, Republica Dominicana
CBHI
Red de la Cruz Blanca Humanista:

quarta-feira, 3 de março de 2010

Campanha Solidariedade - Terremoto Chile

Devido ao terremoto que afetou o Chile, O Partido Humanista do Chile está iniciando campanha de ajuda recolhendo alimentos não-perecíveis, leite, fraldas, roupas de cama e barracas para as pessoas afetadas.

Aproveitando as redes de contato na região da Sexta, Sétima e Oitava Regiões, organizados em anos de ação no meio social, os Humanistas Chilenos dirigem ajuda para as zonas mais afetadas pelo terremoto

O Partido Humanista também colocou a disposição a sede do partido para receber doações.

Situação Atual twitter.com/phxchile


Mensagem enviada pelo Partido Humanista do Chile:


Campaña Humanista de Solidaridad con la Sexta, Séptima y Octava regiones. Hola amig@s:

Debido al terremoto que afectó al país estamos iniciando una Campaña de Ayuda con la recolección de alimentos no perecibles, leche, pañales, frazadas, carpas para las personas afectadas.
Aprovechando las redes y contactos en la zona, armados en años de acción en el medio, es que dirigiremos nuestra ayuda a las zonas más afectada por el terremoto: las regiones sexta, séptima y octava.
Como Partido Humanista hemos puesto a disposición nuestro local para recibir las donaciones y abriremos lo antes posible una cuenta bancaria para que los amigos de fuera y dentro del país puedan aportar.
Necesitamos realizar una campaña lo más grande posible, por lo que pedimos la amplia circulación de la información, incluyendo este mail y los grupos y eventos en Facebook. Pero ante la urgencia actual, internet no es suficiente, por lo que se necesita la difusión más amplia por teléfono y contacto personal con amigos, adherentes, simpatizantes y todo aquel que desee ayudar.
El local del PH se ubica en Livingstone 72 a pasos de Plaza Italia. Estará abierto diariamente desde las 10 hasta las 22 horas.
Los teléfonos del local son 6347688 y el 6342614 y el celular 86697380
Durante la duración de la campaña habrá permanentemente gente voluntaria en el local organizando la campaña, difundiéndola, recibiendo la ayuda y en todas las tareas que sean necesarias. Quien quiera sumarse como voluntario, será recibido con entusiasmo.Y ya nos están llamando personas para sumarse.

¡Súmense que todos podemos ayudar!


Con ánimo y entusiasmo, coordinando desde el local PH

Informacion Actual twitter.com/phxchile

terça-feira, 2 de março de 2010

Fotos do Fórum Democracia e Liberdade de Expressão

Um pequeno grupo de pessoas, alguns vestidos de palhaço, que faziam bastante barulho na porta do hotel. Do lado de dentro, os "bacanas" discutiam como será a "democracia da mídia que queremos"... só rindo mesmo...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro de Organização

Amig@s,
Sábado, dia 06, estaremos reunidos na Rua Albuquerque Lins 306, metro Marechal - em sampa rs, a fim de dar seguimento às atividades que estamos pondo em Marcha.
Vamos conversar sobre uma possível Campanha de Crescimento do PHI.
Também sobre a Plenária da Frente Ampla e sobre a Festa do dia 13.
É isso... se alguém quiser comentar algo fique à vontade.
Kiko
 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org