sábado, 19 de fevereiro de 2011

I Seminário de Planejamento Estratégico


Considerando a experiência desde o início da reestruturação interna do PH (agosto/09 até janeiro/11), verificamos vários avanços: cumprimentos de calendários, realização dos procedimentos de democracia direta nas eleições e consultas interna, manutenção da personalidade jurídica do partido, capacitação, posicionamentos e ações no meio do PH. Ressaltamos que em toda essa etapa os recursos virtuais para realização de reuniões, encontros, consultas e eleições foram e são fundamentais. Contudo também avaliamos a necessidade de dedicar mais tempo presencial para um planejamento estratégico nacional de curto, médio e longo prazo focado nas decisões fundamentais sobre nossa organização interna e nas estratégias para o crescimento e para legalização definitiva do PH no Brasil. E justamente para essa pauta (planejamento estratégico nacional para organização, crescimento e legalização) se verificou as limitações dos encontros por meios virtuais. Nas tentativas já realizadas (seja por falhas técnicas dos sistemas utilizados ou por nossa falta de cultura no uso dessas tecnologias), esse recurso se demonstrou não ser eficaz para algumas necessidades do conjunto que demandam mais tempo de conversa, reflexão e deliberação coletiva.
E por outro lado, como nosso desafio é legalizar um partido político humanista, com grandes objetivos que vão além do eleitoral (queremos fazer algo a mais que participar de eleições) ainda que, participar das eleições oficiais, possa ser um motivo de criarmos um partido político. Nós queremos humanizar o Brasil, e considerando as dimensões revolucionárias dessa tarefa e também as próprias exigências legais brasileiras (que exige que o partido político tenha uma organização nacional), a realização de encontros presenciais, em nível nacional, deve estar em nosso calendário como algo sempre possível, ainda que reconheçamos as dificuldades pela questão geográfica continental de nosso país. Mas isso não deveria ser uma resistência e sim um belo desafio de superação de limites para a inteligência coletiva e para a intencionalidade humana.
Finalmente acreditamos que este Seminário pode contribuir em nossa nova condição de origem e também para apontar a importância da transformação pessoal, simultânea, e em função da transformação social não-violenta que almejamos. Nesse sentido, realizar também dentro do Seminário de Planejamento Estratégico um momento de reflexão pessoal e coletiva com o Manual do Movimento Humanista – MH no espaço do Parque Caucaia marca e reitera nossas raízes históricas e ideológicas com o Humanismo Universalista e também com o propósito maior de seu fundador Silo. Contribuindo assim também com o objetivo de referenciar de todos os organismos do MH nos Parques de Estudos e Reflexão.
Dentro desse contexto geral, acreditamos que esse evento ajude, além do planejamento estratégico, também na compreensão e sentimento do “algo mais do PH” e a “experimentar/desenvolver/buscar” a “mística social humanista”.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Partido? Então cadastre-se para receber boletins virtuais por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta. * Deixe aqui suas opiniões e comentários.

 

Acompanhar este Blog

Blog do PH Copyright © 2009 Blog desenvolvido por AgenciaDigital.Org